Friday, September 12, 2014

A Lua, Honras, Méritos e Obará

O mito africano de Obará é uma excelente fonte para compreendermos uma das mais importantes partes da carta 32, a LUA, que na Escola Européia que tem como seus atributos mais conhecidos: HONRAS E MÉRITOS.

O sucesso vem de uma atitude nobre e justa ou do aprendizado consciente de qualquer erro e sua correção.

Como elemento celeste e força maior que rege dos ciclos terrestres, ela funciona como um regulador, permitindo que a natureza do que quer que esteja nesse mundo seja vivida de forma pela. Ela nos faz sentir as consequências dos nossos atos, sejam bons ou ruins.

Ela é o KARMA (ação-reação / Méritos) e nos conduz ao Dharma.

...

Axé!

O número 6 nos conta, através de um de seus mitos:

Todos os anos, Olorum fazia uma festa e convidava os números 1 a 16, a fim de que eles prestassem conta de seus atos na Terra.

Encerrada a reunião, todos eram presenteados de acordo com o valor de seus méritos. Naquele ano, porém, a Divindade Suprema resolveu que daria um presente igual para todos.

O número 6 era muito pobre e por isto seus irmãos foram até sua casa, antes da festa, para almoçar. A real intenção era humilhar o dono da casa, que mal tinha como alimentar sua própria família.

Seis deu tudo que tinha guardado para a alimentação do mês. Nem assim deixou de sofrer gozação.

Já cansado de tanta humilhação, ele desistiu de ir à tal reunião. Olorum sentiu sua falta, mas nada comentou.

No final da festa, os números, de 1 a 16 (menos 6), receberam uma abóbora. Todos ficaram revoltados com um presente tão simples e despejaram todas as abóboras na casa de 6.

Eles só não sabiam que os frutos estavam recheados com ouro e joias. No ano seguinte, todos se surpreenderam ao ver que o mais pobre dos irmãos era agora muito rico.

Olorum, então, disse-lhes: Vocês todos têm riqueza, mas 6 tem prosperidade.

Mãe Stella de Oxóssi, do Opô Afonjá

#obará #obara #odu #orisa #orixá #baralhocigano#cartomancia #lenormand #lua #honras #méritos#oráculo #previsão #baralho

No comments: